Comportamento admin

6 Dicas Para Organizar O Seu Dia Para Ser Mais Produtivo

Foto: iStock

Você se lembra de quando pensávamos que a tecnologia nos permita economizar muito tempo? Duas décadas atrás, acreditávamos que, por exemplo, mandar um e-mail levaria muito menos tempo do que levar uma carta.

É claro que o envio do e-mail realmente é mais rápido do que a carta, mas não podíamos prever tudo naquela época. O que não sabíamos é que, apesar de que nos permitirá economizar tempo de um lado, gastaríamos ainda mais horas e horas com outras actividades relacionadas com a tecnologia.

Todos os dias, recebemos uma avalanche de spam, notificações no Facebook, mensagens de WhatsApp e um sem fim de histórias para ver a meia dúzia de aplicações diferentes. Ou seja, somos interrompidos o tempo todo e é muito difícil manter a concentração.

Com tantos recursos à mão, pode ser complicado organizar-se para manter a produtividade, o que nos fazer perder preciosas horas todos os dias com a bagunça que se acumulou. Se você está sofrendo com esse problema, dê uma olhada nas sugestões que fizemos:

1. Verifique seu e-mail, mas apenas ler o que importa

img03-06-2017-15-06-24

Foto: iStock

De acordo com alguns autores, as mensagens de correio electrónico activa-se um impulso no nosso cérebro, fazendo-o buscar recompensas. Ficamos esperando que uma maravilhosa notícia chega por esta ferramenta e, portanto, se verifica a caixa de entrada sem parar – algo que não colabora em nada para a produtividade.

A sugestão para resolver este problema é separar dois ou três intervalos de 30 minutos por dia para verificar seus e-mails e ser seletivo com o que vai ler. E-mails de publicidade e promoções, por exemplo, não devem ocupar muito tempo de seu dia.

2. Não confie na memória: anote tudo!

img03-06-2017-15-06-24

Foto: iStock

Da mesma maneira que você se lembrava mais das matérias da escola quando fazia anotações em seu caderno, é mais fácil lembrar-se das tarefas diárias se você anotá-las.

Vale anotar no celular ou no tradicional bloco de notas de papel. Você pode até achar que você vai perder alguns segundos se dedicou a registrar suas tarefas, mas vai agradecer a si mesma, ao final do dia.

3. Tenha um lugar adequado para tudo

img03-06-2017-15-06-25

Foto: Pixabay

A vida se torna um desastre quando não sabemos onde encontrar-se aquilo que precisamos no momento em que precisamos. E isto vale tanto para os objetos, como o carregador do celular e o seu título de eleitor em relação aos documentos digitais, que acabam se perdendo em meio a tantos dispositivos e serviços de armazenamento em nuvem.

Enquanto que os objetos devem ter um lugar certo (e você deve sempre retornar a este lugar depois do uso), você pode organizar os seus documentos digitais em grupos, de acordo com a frequência de uso. Não se esqueça de manter um arquivo que descreve como o sistema funciona.

4. Fazer listas de tarefas e risque-assim que cumpri-las

img03-06-2017-15-06-25

Foto: iStock

As tradicionais listas de tarefas são uma excelente ferramenta para planejar o seu dia e você pode fazê-lo em papel mesmo no caso de que não se adapta muito bem às listas digitais. Divida as tarefas mais longas em pequenos passos e ir riscando os que se tenham terminado.

Além disso, marcar uma previsão do horário em que vai executar cada tarefa também é um bom truque para organizar melhor o seu tempo.

5. Encontre tempo para organizar

img03-06-2017-15-06-26

Foto: Pixabay

Ao final de cada dia, procure reservar cerca de 15 minutos para colocar as coisas no seu lugar – sejam arquivos no computador do trabalho ou as roupas espalhadas pelo seu quarto. O importante é não deixar que os problemas se acumulam para o dia seguinte.

A princípio, pode parecer que você está gastando mais tempo, mas este hábito vai economizar muitas horas dos dias que estão por vir.

6. Não seja multitarefa todo o tempo

img03-06-2017-15-06-27

Foto: iStock

Realizar diversas atividades de una vez pode parecer uma boa forma de poupar tempo, mas essa não é uma boa ideia quando você está fazendo algo importante e que seja feita a sua concentração.

Interromper uma tarefa para verificar uma notificação no celular, por exemplo, consome muito mais tempo do que parece, já que há mais de 20 minutos para recuperar o nosso nível de concentração anterior. Ou seja, se você precisa de atenção total para realizar uma tarefa, é melhor desativar todos os tipos de alerta que possa representar uma distração.

A princípio, pode parecer um pouco difícil de colocar em prática os conselhos que lhe sugerimos, mas todas se tratam de hábitos que podem ser adquiridos com a persistência no dia-a-dia.

 

Sobre o autor | Website