Beleza admin

9 Maneiras De Usar O óleo De Coco Para Tratar Os Cabelos

Foto: iStock

Já faz algum tempo que o óleo de coco tornou-se um “produto favorito” quando o assunto é a saúde ou beleza. Muitas pesquisas ainda têm sido feitas no sentido de descobrir os reais benefícios que o consumo deste óleo oferece para a saúde, no entanto, já não há mais dúvidas sobre as vantagens que oferece para a pele e para o cabelo.

Marcela Lippi, hair stylist do Studio Tez / Spa para Cabelos, especialista em terapia capilar pela Academia Brasileira de Tricologia, explica que, no cabelo, o óleo de coco ajuda a restaurar a camada lipídica do fio. “Isto é, a manter a hidratação natural dos fios, já que ele tem lipídios em sua composição e cria uma película protetora”, diz.

Não por acaso, o óleo de coco está cada vez mais presente nas fórmulas de xampus e condicionadores e, acima de tudo, tem sido usado em muitas receitas caseiras, com o fim de deixar os fios mais saudáveis e, claro, belas.

Mas, você sabe exatamente como usar o óleo de coco no cabelo? Confira as dicas abaixo para que você possa usar o produto corretamente em casa e, assim, desfrutar, de fato, os benefícios que ele oferece.

1. Em uma impregnação tradicional

img29-05-2017-21-05-23

Foto: iStock

Uma das maneiras mais conhecidas e citadas para usar o óleo de coco no cabelo é a impregnação. Marcela explica que o óleo, neste caso, ajuda a restaurar a camada lipídica do fio que se encontra umectado, hidratado, macio e brilhante. “Ajuda até a melhorar a textura, principalmente os cacheados e afros”, diz.

Passo a passo: o óleo de coco deve ser usado nos cabelos secos. “Não use a fonte de calor (nada de secador ou aplicar o óleo quente). Aplicar no comprimento. Dê um tempo de pausa, em média, de 4 horas”, orienta Patrícia.

“Na hora de lavar, use condicionador com Ph baixo, entre 3,5 e 4,5, antes do shampoo. Isso ajuda a separar o óleo nos fios. Nada de shampoo em excesso, o que pode dar um efeito rebote”, diz a hair stylist.

2. Em uma impregnação noturna

img29-05-2017-21-05-24

Foto: iStock

Marcela explica que, por conta de sua densidade, a absorção do óleo de coco para o cabelo é lenta. Então, em alguns casos, pode ser utilizado em uma “impregnação noturna”. Ou seja, permanecendo mais horas no cabelo.

Passo a passo: o procedimento é o mesmo. Você deve aplicar o óleo no comprimento dos cabelos secos. “A diferença é que vai deixar o produto agir da noite para o dia, dormindo com uma toquinha plástica para não engordurar roupa de cama”, diz. No dia seguinte, a sugestão é usar um condicionador com Ph baixo, entre 3,5 e 4,5, antes do shampoo.

“Mas, vale a pena lembrar que alguns tipos de cabelo, principalmente os loiros, podem ter sua cor muda se você ficar muito tempo com o produto nos fios, depois de tudo, o óleo oxida e, portanto, você pode fazer esta mudança de cor”, orienta a hair stylist.

3. Só uma hidratação

img29-05-2017-21-05-24

Foto: iStock

Marcela explica que o óleo de coco, por ser um óleo, ele retorna um pouco de brilho do cabelo seco e ressecado e, além disso, hidrata. “Quando se trata de um cabelo natural opaco, também traz muito resultado”, diz.

Passo a passo: aplicar o óleo de coco diretamente no comprimento dos cabelos, deixe agir por alguns minutos e depois lavar normalmente.

4. Com a sua máscara de hidratação ou nutrição

img29-05-2017-21-05-25

Foto: iStock

Marcela destaca-se que o óleo de coco pode ser usado também com uma máscara de sua preferência.

Passo a passo: hair stylist orienta misturar uma quantidade de máscara equivalente ao tamanho de uma noz, de cortina com 1 colher (chá) de óleo. Então é só aplicar no cabelo antes de lavar e esperar alguns minutos. Depois, lave normalmente.

5. Para potencializar a hidratação tradicional

img29-05-2017-21-05-26

Foto: iStock

Em alguns casos, o óleo de coco pode ser usado especialmente para potencializar a máscara de hidratação, sendo bem aplicada após a lavagem do cabelo. Neste caso, é importante utilizar uma pequena quantidade de óleo para evitar que os fios fiquem oleosos.

Passo a passo: coloque algumas gotas de óleo de coco diretamente na quantidade de máscara que utiliza. Aplique a mistura sobre os cabelos previamente lavados com shampoo (e ainda úmido), pare de agir como uma hidratação tradicional, e, em seguida, lavar o cabelo.

6. Em um blend de óleos

 

De acordo com Marcela, é possível misturar o óleo de coco a outros óleos, como o óleo de abacate ou de semente de uva.

Passo a passo: o procedimento é o mesmo. Misture uma quantidade suficiente (sem exagero) de cada óleo para passar no comprimento dos cabos (evitando sempre a raiz). Deixe agir por alguns minutos e depois lave os cabelos normalmente.

7. Em máscaras caseiras

img29-05-2017-21-05-26

Foto: iStock

Marcela destaca-se que o óleo pode ser um dos ingredientes de máscaras feitas com produtos naturais.

Passo a passo: você pode misturar o óleo de coco com polpa de abacate ou de babosa (que também é hidratante e aplicar os fios com um tempo de pausa. Depois, lave normalmente.

Mas, cuidado com o exagero! “Deve-Se usar um pouco de óleo de coco. O excesso é prejudicial, já que cria uma película ao redor do fio e não deixa o cabelo hidratado depois”, diz a hair stylist.

8. Para controlar o volume

img29-05-2017-21-05-27

Foto: iStock

Em alguns tipos de cabelo, o óleo de coco pode, entre outros benefícios, ajuda a controlar o volume. “A hidratação do cabelos cacheados e afros, que ajuda a formar bem o cacho e, com isso, reduz-se o volume”, explica Marcela.

Passo a passo: o procedimento é o mesmo que o de uma impregnação tradicional ou noturna. Basta aplicar o óleo em todo o comprimento dos cabelos secos, deixe atuar durante um par de horas, e depois lavar.

9. Para tratar as pontas dos cabelos

img29-05-2017-21-05-27

Foto: iStock

O óleo de coco pode ser usado como um cuidado especial para as pontas dos cabelos, que já costumam ser mais secas.

Passo a passo: o procedimento é basicamente uma “miniumectação”. Aplique mais ou menos ½ colher (sopa) de óleo somente nas pontas dos cabeços. Deixe agir por 15 a 20 minutos antes do banho. Depois, é só lavar normalmente.

Agora você já sabe que o óleo de coco é um grande aliado quando se trata da beleza dos cabelos! Mas, o seu uso também é necessário ter cuidado, pois, se usada de forma inadequada ou exagerada, pode mudar a cor dos fios (especialmente os loiros), deixa o cabelo muito oleoso ou até mesmo criar uma película ao redor dos fios e não deixar que eles sejam hidratados posteriormente.

Por tudo isso, para que possa desfrutar da melhor maneira os benefícios que o óleo de coco pode proporcionar aos cabelos, consulte um profissional de sua confiança antes de iniciar o uso.

 

Sobre o autor | Website