Saúde admin

Síndrome Pré-menstrual – Reduza Os Sintomas Com Estes 6 Remédios Naturais

A Síndrome Pré-menstrual (SPM) é um conjunto de sintomas que, em geral, se manifestam na segunda fase do ciclo menstrual, isto é, uma ou duas semanas antes da menstruação.

Afeta mais de metade das mulheres é afetada pela Síndrome Pré-menstrual e, de fato, a maioria percebe, pelo menos, um de seus sintomas durante a fase fértil.

A severidade da Síndrome Pré-menstrual varia em função da atividade hormonal de cada uma, embora acredita-se também que influencia os hábitos de vida e a exposição a certos fatores externos.

Se bem tende a durar entre um e dois dias, alguns casos de Síndrome Pré-menstrual se dão de forma crônica, chegando a interferir na vida cotidiana das afetadas.

E é que, apesar de não representar um problema de saúde grave, o seu desenvolvimento afeta a mulher nos aspectos físicos, cognitivos e emocionais.

Por esta razão, é importante saber identificar os sintomas da Síndrome Pré-menstrual e, além disso, procurar tratamentos que ajudem a controlá-la.

Aqui falaremos de que se trata e como ajudar a acalmá-la com a ingestão de vários remédios naturais.

Como saber se eu tenho a Síndrome Pré-menstrual?

Síndrome Pré-menstrual

A Síndrome Pré-menstrual reúne uma variedade de sintomas que, algumas vezes, se confundem com outras afecções comuns.

Estes se desenvolvem de formas diferentes em cada caso e, de fato, nem sempre se manifestam ao mesmo tempo.

Há que considerar a Síndrome Pré-menstrual como um problema se estes sintomas são percebidos durante 03 ou mais ciclos seguidos.

Os sintomas podem incluir:

  • Seios inchados e doloridos
  • Dores de cabeça ou enxaquecas
  • Sensação de fadiga
  • Inflamação abdominal
  • Cólicas ou espasmos na barriga para baixo
  • Retenção de líquidos
  • Leve aumento de peso
  • Prisão de ventre ou diarreia
  • Acne e imperfeições cutâneas
  • Inflamação das extremidades
  • Mudanças de humor repentinas, com tendência à irritabilidade
  • Transtornos do sono
  • Ansiedade por comida

Como Tratar os Sintomas da Síndrome Pré-menstrual de Forma Natural?

Muitas vezes, os sintomas da Síndrome Pré-menstrual podem ser reduzidos com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios de venda livre.

No entanto, dado que estes não devem ser ingeridos em excesso, também podem-se ter em conta alguns remédios de origem natural.

A diferença dos fármacos é que estes não causam reações adversas e, por suas propriedades, podem controlar várias doenças.

1. Sementes de Girassol

Síndrome Pré-menstrual

O consumo de um pequeno punhado de sementes de girassol pode ajudar a aliviar a inflamação e a dor causada pela Síndrome Pré-menstrual.

Estas contêm ácidos graxos e minerais essenciais que, após serem assimilados, ajudam a promover o bem-estar físico e emocional.

2. Bananas

Um remédio simples e econômico para as dores pré-menstruais é nada mais e nada menos do que as bananas.

Tanto a polpa como o chá elaborado com a sua casca fornecem vitamina B6 e minerais como o potássio, cuja absorção controla a inflamação e a retenção de líquidos.

3. Espargos Verdes

Síndrome Pré-menstrual

Os espargos são um diurético natural que, além de promover a expulsão de líquidos, diminuem o inchaço e a dor na barriga e seios.

Seus antioxidantes e fibras naturais ajudam a manter um equilíbrio dos processos inflamatórios e, de passagem, protegem a saúde digestiva.

4. Camomila

A camomila é uma das plantas que mais se recomendam para a saúde da mulher, já que tem múltiplas aplicações medicinais.

Rica em compostos anti-inflamatórios e sedativos, é ideal para reduzir os espasmos musculares, inchaço abdominal e problemas de sono.

Contém antioxidantes e minerais essenciais que, em conjunto, regulam a atividade do sistema nervoso, de modo que facilitam o controle de enxaquecas e a depressão.

5. Abacaxi

Síndrome Pré-menstrual

O abacaxi é uma fruta de baixa caloria que tem se caracterizado por suas propriedades nutricionais e medicinais.

Seus efeitos anti-inflamatórios e calmantes se atribuem às suas composições de bromelaína, uma enzima digestiva que acalma a dor e a inflamação.

Esta pode reduzir a retenção de líquidos nos tecidos e as dores associadas à Síndrome Pré-menstrual.

6. Dente-de-leão

Adicionado em saladas ou preparado em infusão, o dente-de-leão é uma solução eficaz contra as perturbações causadas pela SPM.

Esta planta, famosa por suas propriedades diuréticas, alivia a retenção de líquidos, controla a inflamação e reduz a dor abdominal e de cabeça.

Além disso, dado que promove a desintoxicação do sangue, é um grande alívio para a acne e os problemas cutâneos semelhantes.

Algum desses sintomas da Síndrome Pré-menstrual te aflige? Se isso ocorre tente antes testar os remédios naturais mencionados para não ter que recorrer a medicamentos.

Lembre-se sempre que, acompanhados por um estilo de vida saudável, esses remédios naturais podem ser bastante eficazes.

Sobre o autor | Website