Comportamento admin

Superar A Insegurança – 10 Atitudes Simples Para Mudar De Vez

Superar A Insegurança – Sabe quando sai esse medo ou esse sentimento de impotência, que não te deixa seguir em frente? Essa é a insegurança, uma sensação conhecida por quase todo o mundo, justamente porque ela não precisa de aparecer como um problema constante e de uma forma geral. Na realidade, a insegurança está presente em diferentes aspectos da vida, dependendo de cada indivíduo e de suas experiências anteriores.

“Quando falamos de insegurança, falamos de algo muito amplo. Isto é importante de ter que colocar porque não, necessariamente, sou uma pessoa insegura em todos os domínios. Posso ser uma pessoa insegura sexualmente, mas, por outro lado, estou segura profissionalmente. Posso falar bem em público, mas não pode fazer frente à minha vista. Ou então, sou segura para estar entre os amigos, mas, em contrapartida, não posso falar com meus pais. Então, a insegurança acontece de acordo com a personalidade, com a essência e com a experiência, aquilo que a pessoa foi arrecadado e o que ela absorveu”, explica a psicóloga clínica Mário Magalhães.

É com o exercício de revisão histórico-pessoais que se pode perceber onde a insegurança de cada um está mais destacada e, em seguida, começar a fazer movimentos para livrar-se dela de uma vez. A insegurança, se não combatida, pode-se gerar um mal-estar real, de perturbar a vida social, profissional, amorosa, entre outros aspectos.

A boa notícia é que a insegurança pode ser combatida e todos têm esse poder. Aproveite essas dicas preciosas e simples que irá ajudá-lo a lidar com esse sentimento:

1. Superar A Insegurança – Trabalha o autoconhecimento

Superar A Insegurança

 

Um primeiro passo importante é o autoconhecimento. Quanto mais que você conheça a si mesma, mais fácil será identificar onde está a sua insegurança e, a partir daí, dar-se conta de que pequenas mudanças pontuais podem ser tomadas para começar a cumprir esta condição.

2. Superar A Insegurança – Procure exemplos em que o admira

img13-05-2017-20-05-17

 

Está a pessoas e atitudes que podem ser referências para você. Por exemplo, você tem medo de falar em público? Que tal observar grandes oradores e perceber como eles se apresentam diante de uma platéia? Imitando alguns ideais de segurança, você vai poder aos poucos interiorizar a forma de colocar, cada vez mais segura e com mais repertório. Pouco a pouco, você se dá conta de que o imitar, vai transformando-se em seu próprio modo de agir, mais consistente e seguro.

3. Superar A Insegurança – Um passo de cada vez

img13-05-2017-20-05-17

 

A psicóloga Mário Magalhães sugere que começar com pequenos passos, pode facilitar muito o processo: “uma dica legal é não pensar, depois da primeira, em grandes passos, em coisas barulhentas, porque é capaz de preguiça de falar muito alto. Então, ele começa a fazer pequenos movimentos e assim ir se ajustando e se encoraja para seguir em frente. Deste modo, tornamo-nos mais capazes e motivados para algo maior ainda. Este ciclo construtivo que vai se desenvolvendo até que grandes coisas podem ser realmente efetivadas”.

4. Superar A Insegurança – Ouça mais a si mesma

img13-05-2017-20-05-18

 

Um aspecto importante para superar a insegurança é focar mais em si mesma do que os outros. Ouvir as expectativas externas, é sempre importante, mas ainda mais essencial é que você escute suas vozes internas. Se concentrar no que o outro espera pode fazer com que você se esqueça do que realmente é importante para você mesma. Procure priorizar suas decisões e intenções, porque procurar corresponder ao que as pessoas esperam, pode ser um caminho eterno e sem fim.

5. Superar A Insegurança – Cuide de si mesma

img13-05-2017-20-05-18

 

A segurança e a auto-estima andam de mãos dadas e pode influenciar a outra. “A insegurança está muito relacionada com a auto-estima. Procure fazer carinho em si mesma, se considero mais porque, quando isso acontece, a nossa auto-estima está mais alimentada. Fazer coisas boas para você, cuidados com o corpo, cuidados de saúde mental, o cuidado do repertório para que ele fique cada vez mais firme, ir em busca de algo que você tem interesse, fazer movimentos benéficos para si mesma… Tudo isso faz com que a gente se sente mais seguro com a nossa auto-estima, deixando cada vez menos espaço para a insegurança”, comenta Mário Magalhães.

6. Superar A Insegurança – Esqueça as inseguranças do passado

img13-05-2017-20-05-19

 

Será que você não está carregando as crenças limitantes, além dos tempos do “arco-da-velha”? Se ontem não conseguiu cumprir alguma coisa, pode ser que hoje já pode. Às vezes uma pessoa pensa que é insegura em certo aspecto, mas essa sensação é baseado em uma experiência de muito tempo atrás, que talvez já não seja real. Por exemplo, há pessoas que há anos consideram que não têm a capacidade de emagrecer. Outras que, por conta de uma experiência na juventude, acreditam que falar em púbico é muito difícil. Evite repetir para si inseguranças antigas quando, na verdade, a realidade já não é mais a mesma. Esta repetição pode favorecer a permanência da insegurança em sua vida.

7. Superar A Insegurança – Não desista

img13-05-2017-20-05-19

 

Muitas vezes a insegurança está associada a uma renúncia, um “deixar de fazer” de si mesmo. Neste caso, a pessoa está no mesmo lugar, esperando que algo milagroso aconteça. Começa a fazer movimentos para si, buscando o que se deve fazer e quais os movimentos são possíveis no momento: “Não nascemos seguros, não nascemos cheios de parâmetros. Não nascemos andando, nem com o vocabulário que temos hoje em dia. Não nascemos psicólogos ou os jornalistas, mas sim, vamos adquirindo estas seguranças. Ou seja: o mesmo processo é possível com a segurança. Ela pode ser adquirida e este movimento depende do impulso de cada um”, afirma a psicóloga Mário Magalhães.

8. Superar A Insegurança – Pense positivo

img13-05-2017-20-05-19

 

Procure esforçar-se para manter o pensamento positivo. Assim será mais fácil superar os seus medos e enfrentar a insegurança. Se outras pessoas podem, você também é capaz. Evite os pensamentos destrutivos ou hipotético, como por exemplo, descobrir que você não tem a capacidade ou que nunca poderá chegar a tal objetivo. Pouco a pouco, é possível!

9. Superar A Insegurança – Evite comparações

 

As comparações com outras pessoas que conseguiram conquistar certas coisas que desejamos é um beco sem saída. Como se disse antes, cada pessoa tem suas experiências e seus tempos. Ao ver as pessoas que são referências em que se deseja alcançar, em vez de valorizar em excesso a idade, o salário ou os resultados obtidos por outros, pense em como você pode chegar lá e evite ao máximo fazer comparações: podem remover por completo a sua energia de mudança.

10. Superar A Insegurança – Em crise, comece com algo em que você tem total segurança

img13-05-2017-20-05-19

 

Deu tudo errado, a sua auto-estima está se boicotando, entrou em um parafuso de insegurança pensando que não vai conseguir alcançar esse objetivo? Uma boa dica para sair dessas crises é fazer algo pequeno, mas que saiba fazer muito bem. Você é boa na cozinha? Que tal deixar tudo por alguns momentos e preparar aquele prato que você sabe que vai sair perfeito? Desta forma, os sentimentos de impotência ou de incapacidade vão diminuindo pouco a pouco e o monstro da insegurança é enfraquecido.

A insegurança pode nos acompanhar por toda a vida, em diferentes níveis, em diferentes aspectos da vida. O mais importante é saber que ela pode ser superada através de pequenos passos e de pequenas mudanças de comportamento. Não se deixe derrotar por esse fantasma, um aperto de estas sugestões, e segue em frente, cada vez mais preparada!

Veja Também nosso Artigo:

 

Sobre o autor | Website